top of page

A Maçã Dourada

Existe um Rei que sabe tudo o que se passa no reino. Ao almoço, o Rei espera que todos saiam da sala para destapar a travessa que lhe traz o Criado.


O que será que está na travessa? Será algo que permite ao Rei ter acesso a tanto conhecimento?


Um dia, o Criado ergue a tampa e eis o que vê: uma serpente branca.


Cheio de desejo, o Criado come a serpente e descobre finalmente o mistério. Depois disso, inicia uma viagem... que culmina com a maçã dourada.


Na maior parte das histórias encontramos uma viagem. Viajar representa o nosso processo da jornada interna. Precisamos de esticar os limites daquilo que conhecemos acerca de nós próprios se quisermos expandir a nossa consciência.


Essa expansão da consciência costuma ser representada por um tesouro: joias, pérolas, uma coroa... ou uma árvore com maçãs douradas.


O final da jornada não é o tesouro: é a sua partilha com o mundo. Mas e o início? Geralmente, tudo começa com um chamado.



A visão


No dia 31 de Outubro de 2019, estimulada por uma grande amiga, fui espreitar "os mundos invisíveis" e tive uma visão muito forte.


Uma visão é a forma que escolhi para designar aquilo que me sucede quando fecho os olhos e aparecem imagens que formam um sentido e, por vezes, uma narrativa. Não é nenhum transe, pois estou plenamente desperta e consciente. Posso sair a qualquer momento.


De olhos abertos, não vejo nada além da realidade pura e dura. Não ouço nada que não esteja a vibrar no mesmo espaço onde os outros se encontram.


É, portanto, uma visão interna, muito à semelhança de um sonho. E tal como em certos sonhos, essas visões tendem a tornar-se reais.


As minhas visões são aventuras nos "mundos invisíveis", são histórias onde sou guiada pela intuição.


O que esta visão teve de especial é que foi uma espécie de premonição. Algo me foi revelado. E era algo tão bom que decidi partilhar.


A visão conduziu-me às maçãs douradas.



O livro


Numa manhã de Janeiro de 2020, acabava de tomar o meu café contemplando o mar, quando decidi perguntar ao meu Sacral o que devia fazer naquele momento.


De acordo com o sistema de Human Design, com o qual trabalho, o Sacral, ou instinto, é o meu centro energético para a tomada de decisões. Habituei-me a escutá-lo nas decisões importantes, mas é difícil estar sempre atenta ao que me diz.


Naquele dia abri-me à possibilidade de deixar-me guiar pelo Sacral, em vez de seguir a minha rotina.


Subitamente, algo me chamou a atenção para o armário do escritório e senti que o meu corpo naturalmente se dirigia para lá.


Na minha infância, esse armário foi o meu primeiro pórtico para outros mundos. Nesse armário descobri “Os Cinco” e “Os Sete” de Enid Blyton e muitos outros livros que me levaram para aventuras fantásticas. Era o armário dos meus avós, que acabou por transitar para a casa da minha mãe.


Naquela manhã, seguindo o impulso do meu Sacral, avancei para o armário. Eu tinha-me mudado recentemente de Lisboa para a casa da minha mãe no Algarve, e como era impossível guardar todos os meus livros no meu quarto, tive de espalhá-los pela casa. Foi assim que dei por mim a olhar fixamente para as obras completas dos Irmãos Grimm, uma coleção de três volumes publicados pela Temas e Debates.


Agarrei num dos volumes e abri-o ao calhas. Entrei na história “O Diabo com os três cabelos dourados” e já não consegui voltar a sair.


Quando vi na história a árvore das maçãs douradas, algo se acendeu dentro de mim. Tinha de escrever! Tinha de entrar na história, vivê-la e dar-lhe forma. Era uma maneira de descobrir mais acerca da visão que tinha tido dois meses antes.


Pensei que estava a escrever um artigo para o blog, mas quando dei por mim já tinha 9 histórias que me inspiraram a escrever 200 páginas.


Desde o mito de Deméter e Perséfone, passando pela Branca de Neve e o Pássaro de Ouro, terminando com o Anel do Nibelungo de Wagner... mitos e contos de fadas foram revelando um caminho que me deixou num estado de encantamento.


Vi surgir um mapa, um percurso para uma jornada de autoconhecimento. Esta é a estrutura do livro:


0.1 - Invocação

0.2 - No centro da lareira, a tua chama sagrada

0.3 - O mapa da jornada

0.4 – A tua maçã dourada


1ª parte da jornada: a descida ao tronco oco


1 - Escutar o Dragão

1.1 - O diabo com os 3 cabelos dourados

1.2 - A tua jornada pessoal – Recebe a coroa

1.3 – “As chaves que fazem rodar as portas secretas da psique”


2 – A revelação da Deusa

2.1 – A Rainha do Submundo

2.2 - A tua jornada pessoal – Os ritos sacros

2.3 - “Senhora, como puderam os teus pés levar-te para onde estão as maçãs douradas?”


3 - Comer a Serpente

3.1 - A Serpente Branca

3.2 - A tua jornada pessoal – O sabor da Serpente

3.3 – “O indistinto zumbido de um enxame de abelhas loucas de amor”


4 - A tua jornada no tronco oco


2ª parte da jornada: subir a montanha


5 – Nascer de um desejo

5.1 - A Branca de Neve

5.2 - A tua jornada pessoal – Desejar o fruto

5.3 – “Do Outro lado do Espelho”


6 - Seguir a raposa

6.1 - O Pássaro de Ouro

6.2 - A tua jornada pessoal – O teu cabelo silva ao vento

6.3 – “Invisível para os olhos”


7 - Provar o mel

7.1 - A Rainha das Abelhas

7.2 - A tua jornada pessoal – O caminho do pólen

7.3 - “A Senhora das Abelhas sabe...”


8 - A tua jornada na montanha


3ª parte da jornada: a floresta das maçãs douradas


9 – Uma voz esquecida

9.1 - Connla e a donzela encantada

9.2 - A tua jornada pessoal – Liberta a tua voz

9.3 – “Tu é que és de ouro!”


10 - No limiar do mundo

10.1 - O Jardim das Hespérides

10.2 - A tua jornada pessoal – O Jardim das maçãs douradas

10.3 - “Que maçãs são essas, filha?”


11 - Renascer em ouro

11.1 - O Anel do Nibelungo

11.2 - A tua jornada pessoal – Sair do ciclo

11.3 – “Devolvam-nos o ouro!”


12 - A tua jornada na floresta das maçãs douradas


13 - No centro da lareira, a tua chama sagrada



O caminho está dentro de ti e o mapa está onde sempre esteve: nas histórias.


Passei metade do ano de 2020 a escrever "A Maçã Dourada". Lá fora, o mundo contorcia-se, gritava, desesperava. Eu conseguia sentir que era o início de uma profunda transformação colectiva.


Por que me teria sido revelada a floresta das maçãs douradas neste período tão conturbado da nossa História?


O que será que a Senhora das Abelhas, a figura que me mostrou a floresta, tem para nos entregar?


Uma voz esquecida


Este livro é uma mensagem de Luz. E por vezes duvidei dela. Duvidei que fosse possível chegar a um local tão luminoso quando o mundo se parece afundar nas sombras.


A verdade é que este livro não me pertence. A mensagem vem de um local que me transcende e eu apenas lhe tentei dar forma. Esforcei-me para conseguir transformar os insights que ia recebendo numa linguagem acessível a todos.


Quando esperava um estímulo para perceber se devia publicar o livro, um amigo perguntou-me se o iria gravar em audio.


A pergunta foi inesperada e a resposta ainda foi mais: o meu Sacral disse "sim".


Não me apetecia fazê-lo, nem achava que tinha competências para tal. Além disso, o meu sonho sempre foi ser escritora e ter nas mãos um livro em papel escrito por mim. Pelos vistos, não era o momento.


Enfim, decidi arriscar e dei voz ao livro.


O processo de gravação transformou-me. Fui vivendo a jornada que é proposta no livro de forma ainda mais intensa do que no processo de escrita. Desci ao submundo, subi à montanha e entrei na floresta. Transformei a minha voz, ao libertá-la de fragilidades e dores antigas e ao conceder-lhe integridade, foco e maturação.


O resultado final é um audiolivro com cerca de onze horas e meia. É uma jornada que pode ser vivida também por ti, se assim o desejares.




A maçã dourada é tua


Em 2023 recebi o estímulo para publicar "A Maçã Dourada" em papel e finalmente o meu Sacral disse "Sim".


Criei também um caderno, para os exercícios que são propostos no livro. O propósito é que faças a tua própria jornada e, no fim, talvez tenhas o teu próprio livro nas mãos.



As maçãs douradas estão a chegar...

para aqueles que estiverem dispostos a recebê-las.


A Maçã Dourada, livro e audiolivro



O que dizem deste livro...


"Estou a ADORAR o teu livro. Esta história do Diabo com os 3 cabelos de ouro é brutal e magistral o link que fizeste aos granthis e à Kundaliní. E a toda a filosofia do Yôga. És uma grande sensitiva com uma inteligência rara e uma capacidade de interpretar as histórias que me deixam fascinada! És uma grande filósofa e escritora." Zélia Couto e Santos


"Não tenho dúvidas de que vai facilitar a mudança necessária para a nova Humanidade. Esta jornada traz muita cura. As maçãs devolveram-me a visão do Divino que sempre me habitou.” Carla Maciel


"Quero começar por agradecer e congratular o trabalho magnífico, disponibilizado de forma generosa e carinhosa. O audiolivro “A Maçã Dourada” está fabuloso, cada palavra é cheia de sabedoria, luz e muito amor é relaxante e curador ouvir a tua voz cheia de doçura, sabedoria e carinho. É uma voz que aquece o Coração e ilumina a Alma.


Ainda estou na primeira parte – a descida ao tronco oco - e estou maravilhada com a sabedoria e o conhecimento deste audiolivro, é um presente valioso para os que querem e não sabem como percorrer a jornada de expansão da consciência, fundamental nestes tempos que correm.


Grata Susana por Existires e fazeres parte do meu caminho, contribuindo cada vez mais para a expansão da minha consciência, para que a minha jornada seja leve e cheia de significado." Mónica Valério


“Não te contei mas acabei há poucos dias de ouvir o teu livro. Ouço-o nas minhas caminhadas e até já faço caminhadas mais longas para poder ouvir mais tempo. Adorei. Parabéns! Acho que na próxima caminhada vou voltar a ouvir algumas partes.” Carla Braz Rodrigues



Adquire aqui o teu exemplar:






O que dizem desta newsletter:

"Cada newsletter é sempre uma boa surpresa e escrita numa linguagem doce e maravilhosa que nos enche a alma."

“Tanta LUZ!”

"Ler esta newsletter é um bálsamo para a alma e um elixir de renovação para o coração!"

“Espectacular!”

“Obrigada por seres este veículo de descoberta e autoconhecimento.”

“Wow! Adorei!”

“Susana, todas as suas mensagens vêm mesmo no momento certo.”

“Emocionante.”

“Estás a funcionar como um despertador!”

“Lindo!”

588 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page