• Susana de Sousa

Os 3 pilares da Casa Interna

Atualizado: Jan 24

Fiquei às escuras! A persiana do meu quarto avariou-se e não havia forma de conseguir levantá-la sozinha. Comecei a sentir-me aprisionada. Respirei fundo, utilizando as técnicas que aprendi no Yôga e que pratico há mais de dez anos, mas a ansiedade não desaparecia.


Quando algo deste género acontece, sei que tenho de olhar de frente para o problema. Tenho de perguntar: o que queres que eu aprenda aqui?


O que a persiana fechada me respondeu foi: chegou a altura de te abrires para o mundo.


Respirei fundo novamente, e de repente chegou a minha cunhada, que juntamente com o meu irmão me ajudaram a erguer a pesada persiana com mais de dois metros. Aceitei a ajuda e comecei a perguntar a mim mesma: o que é que tenho para oferecer ao mundo? Que tipo de abertura é que esta situação me pede?


Acredito numa verdade muito simples: tudo o que sou, vou encontrar no mundo; tudo o que encontro no mundo, está a espelhar algo que sou.


É assim que tenho aprendido a viver: observo o que está a acontecer na minha vida e percebo o que tenho de aprender. Torno-me cada vez mais responsável pelo meu Ser, pois sei agora que tudo está ligado. Não sou vítima de nada, mas co-criadora da minha realidade.


Para construir uma vida feliz, comecei a imaginar que construía dentro de mim uma Casa. Como me dedico ao Storytelling Intuitivo - narração de histórias através da intuição - as pistas para a construção da minha casa têm vindo a aparecer nas histórias que faço para os meus clientes, pois revejo-me nos seus processos. E aquilo que tenho vindo a transmitir nas minhas consultas, acabou por ir tomando forma.


Descobri que a minha Casa interna tem 3 pilares, que são a fundação que a mantém estruturada:


pilar: Coração puro


A minha intenção tem de ser transparente, sem agenda, sem o objectivo de conseguir algo. Tem de vir de um local onde a verdade impera. Este local é onde vive a minha essência, e é também onde a minha essência encontra algo maior. Tudo está ligado. Em última análise, a minha intenção deve estar conectada às dimensões superiores do meu próprio Ser.


Vivi de forma errada durante a maior parte da vida, criando necessidades que nada tinham a ver com a minha verdade interior. Convenci-me que precisava de provar o meu valor aos outros e a mim mesma, e fi-lo através de uma vida profissional que não estava de acordo com a minha essência.


Quando percebi o erro, precisei de deixar cair toda a estrutura da velha Casa, para poder construir uma nova, com alicerces saudáveis.


Um bom indicador de estar a viver com um Coração Puro, é conseguir ouvir os queixumes do Ego e soltar uma boa gargalhada.



2º pilar: Palavras amáveis e verdadeiras


O que digo deve trazer verdade ao outro, conforto e paz. As palavras são um oceano que nos une. A melhor forma de saber que a comunicação é positiva, é imaginar-me no lugar do outro. Falar com o outro como falaria comigo mesma.


Ser verdadeiro implica muitas vezes dizer “não”. O “não” é onde estabeleço os meus limites e o meu respeito por mim mesma. Mas dizer “não” não tem de ser algo agressivo. Eu posso criar uma cerca com flores ou um muro com arame farpado. Prefiro a cerca de flores. E garanto que não deixa de ser uma cerca.


Sermos verdadeiros e amáveis não dá permissão para que entrem na nossa vida pessoas ou situações tóxicas. Pelo contrário, vai atrair para nós amabilidade e verdade.


3º pilar: Ações íntegras


Percebi que tenho de agir a partir de dentro e não de fora. Cada ação deve ser conduzida por aquilo que sinto ou intuo que é correto para mim, sem me deixar levar por padrões mentais, sem me deixar levar por aquilo que os outros querem.


Por vezes dizem que sou egoísta, de tanto dizer que não quero ir por ali. Mas se não respeitar a minha essência, como posso encontrar o respeito dos outros? E como posso respeitar os outros?


As minhas ações têm impacto. Vou permitir que sejam definidas por aquilo que o meu Ego distorcido quer? Ou deixarei que fluam naturalmente de dentro de mim, em alinhamento com aquilo que sou?


Quantas vezes forçamos situações, sem perceber que há certas formas de resistência a dizerem claramente que o caminho não é por ali? Quantas persianas têm de cair na nossa vida para percebermos quando estamos aprisionados na nossa própria escuridão?


Sempre que faço algo ou comunico algo que vem destes 3 pilares, a magia começa a acontecer. As situações negativas dissolvem-se à minha volta e as pessoas tóxicas desaparecem como que por milagre!


Temos de estar preparados para o desaparecimento de muitas coisas nas nossas vidas!


Experimenta este simples exercício:


· Fecha os olhos e procura dentro uma imagem, palavra ou situação desagradável.

· Visualiza-a em cores cinzentas. O teu corpo poderá contrair-se. Há alguma zona que do teu corpo a chamar-te a atenção?

· Sente o que está aí preso.

· Agora, dá-te permissão para libertares.

· Visualiza uma torrente de luz a cair sobre a tua imagem, palavra ou situação. Também podes visualizar a luz no teu corpo.

· Dá permissão para que a libertação ocorra.

· Agora poderás criar algo novo. Substitui a imagem, palavra ou situação (é possível que a tua mente te mostre algo que não esperavas).

· Certifica-te que a tua intenção é pura, que qualquer palavra que digas é amável, e que qualquer ação está de acordo com a tua essência.

· Repete este exercício diariamente, até que a nova realidade se incorpore na tua vida.



Tens o direito de estar bem na tua pele e de sentir que estás em Casa. Por vezes, falta-te apenas compreender um bocadinho da tua história!!!


>>> descobre aqui a força da tua história


Viaja comigo nas histórias! 🍄✨🌷✨🐉✨👑


>> Subscreve aqui a newsletter do YourSELFstory para receber conteúdos exclusivos.


O que dizem desta newsletter:


“Espectacular!”

“Obrigada por seres este veículo de descoberta e autoconhecimento.”

“Wow! Adorei!”

“Susana, todas as suas mensagens vêm mesmo no momento certo.”

“Emocionante.” “Tanta LUZ!”

“Estás a funcionar como um despertador!”

“Lindo!”

108 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

© 2017 YourSELFstory

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now