• Susana de Sousa

Resolve os teus problemas com Storytelling Intuitivo

Atualizado: 23 de Nov de 2019


As histórias são tão antigas como o próprio homem. Ainda antes da linguagem verbal, contavam-se histórias com desenhos ou gestos. Contar uma história é partilhar conhecimento de uma forma em que aquele que recebe a história consegue vivenciar a experiência, entrar em sintonia com os acontecimentos, sentir empatia pelas personagens. Sai de si e entra na situação. Ao viver a situação aprende e transforma-se. As histórias fazem mover o mundo, fazem evoluir o ser humano.


Contar histórias é algo que faz parte da nossa essência. Está nos nossos genes. Ao longo da vida mergulhamos nas histórias através dos livros, dos filmes, das telenovelas, e até mesmo do discurso noticioso. Tudo são narrativas.


Através das histórias, o conhecimento é mais facilmente integrado. Imagina que cada pedaço de informação é uma pequena conta e que a narrativa é o fio que liga as várias contas para que façam sentido. O ser humano está desenhado para compreender e integrar esses fios mais facilmente do que as contas separadas. Sem um sentido, ficamos perdidos.


Agora imagina que queres mergulhar profundamente em ti, naquilo que é a tua essência. Se o fizeres através de histórias conseguirás mais facilmente encontrar um sentido.


Eu uso histórias para tudo! Para mergulhar no passado, no presente ou no futuro; para resolver questões práticas; ou simplesmente para me divertir.


Hoje estava um dia encoberto. O meu estado de espírito fica logo afetado. Então lembrei-me de fazer um exercício de Storytelling Intuitivo.


Utilizei os cartões que costumo usar nas minhas sessões, que estão distribuídos por Personagem, Cenário, O outro e Objecto Mágico.



Intuitive Storytelling

As cartas que saíram:


Personagem: Fada/Elfo

Cenário: Montanha

O outro: Formigas

Objecto Mágico: Pena


Fechei os olhos e visualizei-me como uma Fada. Estava a subir a Montanha, sentindo-me cansada e melancólica. Lá em cima, sentei-me e observei um grupo de formigas, que começou a circular à minha volta. As formigas trouxeram-me uma Pena.


Percebi claramente a mensagem: as Formigas representam trabalho e a Pena representa a escrita.


A mensagem era simples: vai escrever que isso passa!


E não é que passou???

Podes subscrever aqui a minha newsletter para receber conteúdos exclusivos, como meditações e dicas para o teu processo de autoconhecimento.

52 visualizações
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

© 2017 YourSELFstory

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now